As maiores Flores do Mundo

As maiores Flores do Mundo
As nossas maiores flores do mundo

terça-feira, 2 de abril de 2013

Problemas e problemas...

O que é um problema?

Catarina: Para mim um problema é quando tenho alguma coisa difícil de resolver. Há coisas mesmo difíceis de resolver!
Estela: Quando alguma pessoa me faz uma coisa que não gosto, para mim é um problema.
Tiago: Há problemas difíceis e outros são mais fáceis. Quando um problema é difícil, não podemos entrar em pânico nem desistir.
Rafaela: Para mim um problema é uma coisa que temos que resolver e usar contas.
Cid: É uma coisa que não se resolve muito depressa, temos de pensar muito.
Sara: Eu acho que há dois tipos de problemas: os que nos acontecem como, por exemplo, um acidente ou quando nos perdemos, e os problemas de Matemática.
Os problemas podem ser difíceis para uns e para outros serem fáceis. Por exemplo, a minha mãe já me disse que, se eu um dia me perder num sítio qualquer, não devo entrar em pânico. Posso pedir a uma pessoa que vá a passar para me emprestar o telemóvel e ligar para ela.
Passando aos problemas de matemática, acho que são bons e importantes porque nos ajudam a pensar de várias formas.
Rui: Uma vez eu perdi-me numa loja. A minha mãe estava a chamar-me mas eu não ouvia. Então eu fui ter com um polícia e ele judou-me a encontrar a minha mãe.
Beatriz: Para mim um problema é a pior coisa que me pode acontecer porque eu gosto de estar em paz, sem problemas. O meu pai já me disse que, se eu me perder no supermercado, devo ir ter com a menina da caixa dizer o meu nome e depois ela chama o meu pai pelo microfone. Esses são os problemas da vida.
Mas também há os problemas de matemática que nos ajudam a pensar e a ultrapassar dificuldades. Esses são bons, nunca os devemos deixar. É uma boa forma de aprendermos matemática.
Guilherme: Os problemas  são muito importantes. Ajudam-nos a aprender mais coisas e nunca devemos desistir.

Então qual é a diferença entre os problemas de matemática e os problemas da vida?

Sara: Os problemas de matemática resolvem-se com contas. Pensa-se bem, antes de resolver. Nos problemas da vida também temos de pensar como vamos resolver. Alguns resolvem-se a falar mas há outros que são mais difíceis de resolver. Se for um icêndi, temos de chamar o 112 e se formos roubados temos de chamar a polícia.
Tiago: Mas nos problemas da vida também se usa matemática, às vezes. Por exemplo, se nos perdermos numa loja ou noutro sítio, precisamos de ver itinerários ou saber ler a planta do local. Para pagar a casa, tem de se pensar se tem dinheiro ou não e para pagar as outras coisas. Os meus pais fazem as contas das coisas que têm que pagar.
Sara: Pois é. Pensando bem, eu acho que em tudo há matemática.
Beatriz: Quase todas as coisas da vida têm matemática.
Rita: Agora mesmo estava aqui a pensar que há bastantes semelhanças entre os problemas da vida e os problemas de matemática. Para uns e para outros, temos de pensar primeiro. Depois temos que pensar em estratégias para os resolver e quando conseguimos resolvê-los, sentimo-nos aliviados.
João: Mas alguns problemas  são diferentes e são mais difíceis de resolver.


continua...

1 comentário:

  1. Pois é, há muitos tipos de problemas nas nossas vidas ... e em muita coisa há também matemática!

    Adorei ler o que escreveram sobre o que são problemas: muitos parabéns!! ... conseguiram muito bem mostrar diferentes pontos de vista sobre este assunto.

    Um grande beijinho para cada um e outro para a professora Piedade.

    ResponderEliminar