O Reino das Cem Janelas era governado por El-Rei Tadinho, um monarca conhecido pelas suas ideias luminosas.
Um dia ouviu-se um barulho estranho à porta principal do Palácio.
De repente, entrou pelo palácio dentro um dragão de cinco cabeças que estava furioso porque o conselheiro tinha publicado um decreto que dizia que quem matasse o dragão, casava com a princesa. Gritou:
- Logo eu, que forneço luz e energia a todo o Reino! Ingratos!
Para acalmar o dragão, El-Rei Tadinho prometeu dar-lhe a sua filha em casamento.
Depois de o dragão se ir embora, El-Rei lembrou-se que era solteiro e não tinha filhos.Ficou preocupado e foi pedir ajuda à bruxa do Reino.
El -Rei Tadinho explicou à bruxa qual era a situação. A bruxa estava muito rabugenta, naquele dia, porque as salamandras tinham fugido durante a noite, a iguana tinha-se despedido no dia anterior, o mocho também se tinha ido embora e o gato estava com febre.
Ela não conseguia encontrar uma solução para o problema. Depois de muita insistência por parte de El-Rei Tadinho combinaram que, no dia em que o dragão viesse ao palácio, a bruxa ia estar lá para falar com ele e convencê-lo a desculpar El-Rei.
Quando chegou esse dia, o dragão entrou pelo palácio e perguntou pela sua noiva. Olhou para a bruxa, que ia começar a discursar, pegou nela e foi-se embora dizendo:
- Ó minha adorada noiva! Discursos a uma hora destas? Nem pensar! Vamo-nos é embora, que há um grande banquete no meu castelo e já estou farto de ser dragão solteiro!
Todas as pessoas do palácio ficaram aliviadas e bateram palmas.
Continua...
(Trabalho realizado, a partir da leitura do livro "Graças e Desgraças da Corte de El-Rei Tadinho" de Alice Vieira)
Que delícia!! Estou maravilhada!! Vou ler e mostrar aos meus alunos. Parabéns a todos e à professora.
ResponderEliminarBeijinhos,